domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ele sai de cena, mas ainda não terminou o último ato. Fidel continuará influenciando as decisões políticas de Cuba

Enquanto Fidel Castro (leia biografia) puder falar ou escrever a sua coluna no jornal Granma ele continuará influenciando as decisões políticas tomadas na Ilha. Fidel renunciou a presidência do país no dia 19 de fevereiro, 49 anos após a tomada do poder, e disse que não aspira nenhum outro cargo no governo cubano.



Hoje a Ilha de Fidel é um país contraditório, com a maior taxa de pessoas com curso superior Cuba tem o menor índice de acesso à internet da América Latina. Em Cuba só é possível navegar na WEB de hotéis ou do trabalho, principalmente nas empresas privadas que entraram na ilha em 1999.

As maiores acusações contra o regime cubano são sobre a falta de liberdade de expressão e a proibição de circular livremente. É proibido criticar o governo que se defende, na política internacional, com seus altos índices educacionais, o melhor sistema de saúde gratuito do mundo e o invejável desempenho em competições esportivas, principalmente em olimpíadas.

A renuncia do líder cubano pode ser um grande passo para abertura de um sistema em decadência desde a dissolução da União Soviética em 1991 e que ganhou fôlego com a ascensão do venezuelano Hugo Chaves.

Não é possível falar de Cuba e Fidel sem recordar o 16 de fevereiro de 1959, quando Fidel com 32 anos assumiu o poder após a vitória doa revolucionários contra o sistema neo-colonial norte-americano. O governo instituído garantiu o poder ao exército nacional e estabeleceu as bases para um dos mais duradouros modelos socialistas da história. Fidel recebeu o apoio da maioria dos presidentes brasileiros, com exceção dos militares no período da ditadura.

Fora do poder Fidel continuará ditando as regras do partido. Ele mesmo garantiu que continuará escrevendo suas reflexões no jornal Granma. Fidel pode sair de cena, mas não deixará de ser “O fantasma da Ópera”.


Leia Mais
Cubana publica em blog suas criticas ao governo de Fidel
Fidel renuncia em texto publicado no Granma

Um comentário:

Blog Stand Up disse...

Raul liberou hoje a compra de computadres e laptops dentro da ilha. O que será isso ?